fbpx

Notícias

ACELERA reforça importância da qualificação da gestão municipal

Diante do cenário de restrições orçamentárias, as administrações municipais precisam pensar em outras fontes de recursos para o desenvolvimento de políticas públicas. O cenário foi traçado pelo diretor executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira, durante o seminário ACELERA | Captação de Recursos para Implementação da Agenda 2030 nos Municípios, realizado nesta quarta-feira (6/11) na sede da entidade, em Brasília.

Eduardo Pereira apontou os recursos não governamentais como uma possibilidade, mas alertou para a necessidade de capacitação da gestão municipal para que sejam estruturados projetos adequados e inovadores. Neste cenário, ele identificou o potencial de iniciativas vinculadas ao desenvolvimento sustentável. O diretor da ABM destacou como importante a conexão da realidade local à agenda mundial, especialmente a dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).

A associação dos 17 ODS com os ambientes municipais foi destacado nas palestras realizadas durante o Seminário por representantes da Caixa Econômica Federal, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Günther Wehenpohl, diretor de Programa da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), destacou a importância da gestão eficiente, na qual também devem ser considerados o custo da operação e da manutenção dos projetos. “Não é só a questão dos recursos”, reforçou.

O Seminário ACELERA | Captação de Recursos para Implementação da Agenda 2030 nos Municípios, promovido em parceria com o Escritório de Aceleração de Projetos (EAP 54), fez parte do “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável – Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a Promoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana”, desenvolvido pela Associação desde 2017 com financiamento da União Europeia no Brasil. Na primeira etapa, realizada no dia 5 de novembro, foi realizado um seminário regionall dirigido a municípios da região Centro-Oeste. O próximo seminário, que abrangerá a região Sul, será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro em São Leopoldo (RS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Estamos Online