Resumo
Curso especial com ênfase na contextualização da arquitetura de financiamento climático internacional, em especial a do Fundo Verde do Clima (GCF). Enfoca critérios de elegibilidade e processos de preparação de propostas para acesso recursos do GCF.
Objetivos
Capacitar profissionais envolvidos na elaboração de projetos relacionados às mudanças climáticas – acerca das fontes de financiamento multilaterais disponíveis para projetos no Brasil, com ênfase nos processos relacionados ao GCF.
Público
Servidores públicos, consultores, analistas, funcionários de ONGs, Organismos Internacionais e instituições privadas.
Metodologia
Expositiva, com apresentação de exemplos de projetos aprovados no GCF e avaliação da realidade de trabalho e do grau de inserção dos participantes no processo de elaboração de propostas de financiamento relacionadas às mudanças climáticas.
Carga horária
16 horas
Obs.: Curso realizado em dois dias, com atividades das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Data
6 e 7 de dezembro
Capacitador
ÉRICO RIAL PINTO DA ROCHA
Servidor público federal, é economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Ciências Econômicas no PPGE/UFRJ. Possui vasta experiência nas áreas de financiamento à mudança climática, precificação de Carbono, contabilidade ambiental, análise de políticas públicas, macroeconomia e desenvolvimento econômico. Estudou Desenvolvimento Econômico Comparado, com ênfase no desenvolvimento da América Latina, nas universidades de Salamanca (Espanha) e Ghent (Bélgica). Como coordenador de Desenvolvimento Internacional e Sustentabilidade na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, acompanhou diretamente as diretrizes e políticas dos organismos e fóruns internacionais de financiamento e desenvolvimento, em especial do Fundo Verde do Clima.