EQUIPE EAP

DIRETOR

CLÁUDIO BARBOSA DE MORAES

Advogado inscrito na OAB/DF sob o nº 12.388, com 24 anos de experiência na advocacia. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário. Atua na consultoria empresarial, bancária e imobiliária.


CAPACITADORES


MÁRCIO LOPES CORRÊA

Coordenador-geral de Cooperação Técnica Multilateral na Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) entre 2001 a 2019, é bacharel em Relações Internacionais com MBA em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos. É especialista em políticas e estratégias de cooperação internacional, elaboração de acordos internacionais, atos normativos e documentos técnicos, com mais de 30 anos de experiência em desenho, análise, negociação e monitoramento de programas e projetos. Com experiência profissional em 27 países (Américas e Caribe, Europa, África e Ásia), atuou em negociações e mediação em alto nível, incluindo conferências internacionais.

Capacitador do curso Introdução à Gestão de Projetos de Cooperação Técnica Internacional


ANDERSON PEREIRA DE OLIVEIRA

Servidor Público Federal com nove anos de experiência na área de convênios e contratos de repasse. Graduado em Direito, atuou em diversos órgãos do Governo Federal na condução de todo o processo de convênio, incluindo SIAFI e SICONV, com destaque para a Secretaria de Políticas para Mulheres e o Ministério do Desenvolvimento Social.

Capacitador do curso Convênios e Contratos de Repasse


ÉRICO RIAL PINTO DA ROCHA

Servidor público federal, é economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Ciências Econômicas no PPGE/UFRJ. Possui vasta experiência nas áreas de financiamento à mudança climática, precificação de Carbono, contabilidade ambiental, análise de políticas públicas, macroeconomia e desenvolvimento econômico. Estudou Desenvolvimento Econômico Comparado, com ênfase no desenvolvimento da América Latina, nas universidades de Salamanca (Espanha) e Ghent (Bélgica). Acompanhou diretamente as diretrizes e políticas dos organismos e fóruns internacionais de financiamento e desenvolvimento, em especial do Fundo Verde do Clima.

Capacitador do curso Fundos Internacionais de Financiamento Climático


FREDERICO GUILHERME LIVINO DE CARVALHO

Servidor Público Federal com mais 20 anos de experiência. Graduado em Economia, com Especialização em Gestão Pública, atuou como Coordenador-Geral dos Fundos de Desenvolvimento Regional e dos Incentivos Fiscais Regionais do Ministério da Integração Nacional. Detém vasta experiência em diversos órgãos públicos federais, como Sudene, Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Ministério da Integração Nacional. Atua com fundos de desenvolvimento regional desde 1995.

Capacitador do curso Fundos Constitucionais de Financiamento


HENRIQUE MORAES SANTOS

Assessor no Governo Federal com mais de 10 anos de experiência na Administração Pública Federal, especialmente em secretarias finalísticas e consultorias jurídicas junto aos Ministérios, atuando na elaboração de pareceres, notas e minutas de atos normativos na área de convênios e cooperação técnica. Advogado e historiador, com Especialização em “Direito, Estado e Constituição”. Como consultor pelo PNUD e pelo IICA, atuou na elaboração de produtos técnicos de consultoria, para contribuição nos aspectos legais-operacionais, a fim de propor e implementar instrumentos de gestão operacional nos projetos de cooperação técnica internacional.

Capacitador do curso Introdução à Gestão de Projetos de Cooperação Técnica Internacional


JOSÉ WELLINGTON DOS SANTOS

Servidor público federal com experiência nas áreas de planejamento e gestão pública. Docente universitário em cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e de Ciência Política. Engenheiro civil e bacharel em Ciência Política, é mestrando em Economia e Ciências Políticas e pós-graduado em Finanças Corporativas e em Comércio Exterior. No Ministério da Integração Nacional, atuou como diretor dos departamentos Financeiro e de Recuperação de Projetos (Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais) e de Gestão dos Fundos de Investimentos. Tem experiência em órgãos e entidades públicas federais como Sudene, Sudeco, Ministério da Justiça e Secretaria-Geral da Presidência da República.

Capacitador do curso Fundos Constitucionais de Financiamento


MARCELA ELENA LOPES DA SILVA

Servidora Pública Federal com mais de 15 anos de experiência na área de Projetos de Cooperação Técnica Internacional. Formada em Gestão e Marketing, com Especialização em “Planejamento, Orçamento e Gestão Pública” pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como consultora em organismo internacional na gestão de projetos e como Coordenadora-Geral de Articulação e Gerenciamento de Projetos de Cooperação Internacional no Governo Federal.

Capacitadora do curso Introdução à Gestão de Projetos de Cooperação Técnica Internacional