fbpx

Notícias

A importância da capacitação na cooperação técnica internacional 

A importância da capacitação na cooperação técnica internacional 

Ampliar o conhecimento sobre gestão e sobre a lei específica deste instrumento contribui para o sucesso nos resultados dos projetos  

A cooperação técnica internacional é um instrumento de Acordos Básicos firmados, geralmente, entre o Governo brasileiro e organismos internacionais.

Esses acordos precisam de agentes, como servidores públicos, colaboradores, funcionários de organismos internacionais e gestores para operar os projetos entre os países envolvidos

Estes, muitas vezes, têm dificuldade na gestão dos projetos e desconhecem a legislação específica da cooperação técnica internacional.

Por isso, é essencial ampliar os conhecimentos em gestão e na lei para haver o relacionamento na coordenação de esforços por objetivos comuns.

Desse modo, capacitar e construir competências individuais e coletivas, pelo intercâmbio de conhecimentos, habilidades, recursos e tecnologias, são elementos substanciais para resultados exitosos de qualquer projeto de cooperação técnica internacional.

Iniciativas na cooperação técnica internacional 

A cooperação técnica internacional pode ser realizada por diversas iniciativas, como assistência técnica, transferência de tecnologias, intercâmbio de profissionais, capacitações e treinamentos, entre outras. 

O principal objetivo dessas iniciativas é promover a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo as capacidades técnicas e institucionais dos países envolvidos.

Certamente, estas parcerias, contribuem para o desenvolvimento dos países participantes, permitindo a troca de experiências e conhecimentos, promovendo a integração e a solidariedade entre nações.

Por fim, a cooperação técnica e os projetos de cooperação técnica internacional são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para a promoção da paz e da cooperação global. 

Assim, por essas iniciativas, é possível promover o bem-estar das populações e contribuir para a construção de um mundo melhor e mais justo para todos.

Marcela Elena Lopes da Silva

Marcela Elena Lopes da Silva

Servidora Pública Federal com mais de 15 anos de experiência na área de Projetos de Cooperação Técnica Internacional. Formada em Gestão e Marketing, com Especialização em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública, pela Fundação Getúlio Vargas. 

Atuou como consultora em organismo internacional na gestão de projetos e como coordenadora-geral de Articulação e Gerenciamento de Projetos de Cooperação Internacional no Governo Federal.

Ainda, é capacitadora do curso Introdução à Gestão de Projetos de Cooperação Técnica Internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Estamos Online