A importância da capacitação na cooperação técnica internacional
Ampliar o conhecimento sobre gestão e sobre a lei específica deste instrumento contribui para o sucesso nos resultados dos projetos
A cooperação técnica internacional é um instrumento de Acordos Básicos firmados, geralmente, entre o Governo brasileiro e organismos internacionais.
Esses acordos precisam de agentes, como servidores públicos, colaboradores, funcionários de organismos internacionais e gestores para operar os projetos entre os países envolvidos
Estes, muitas vezes, têm dificuldade na gestão dos projetos e desconhecem a legislação específica da cooperação técnica internacional.
Por isso, é essencial ampliar os conhecimentos em gestão e na lei para haver o relacionamento na coordenação de esforços por objetivos comuns.
Desse modo, capacitar e construir competências individuais e coletivas, pelo intercâmbio de conhecimentos, habilidades, recursos e tecnologias, são elementos substanciais para resultados exitosos de qualquer projeto de cooperação técnica internacional.
Iniciativas na cooperação técnica internacional
A cooperação técnica internacional pode ser realizada por diversas iniciativas, como assistência técnica, transferência de tecnologias, intercâmbio de profissionais, capacitações e treinamentos, entre outras.
O principal objetivo dessas iniciativas é promover a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo as capacidades técnicas e institucionais dos países envolvidos.
Certamente, estas parcerias, contribuem para o desenvolvimento dos países participantes, permitindo a troca de experiências e conhecimentos, promovendo a integração e a solidariedade entre nações.
Por fim, a cooperação técnica e os projetos de cooperação técnica internacional são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para a promoção da paz e da cooperação global.
Assim, por essas iniciativas, é possível promover o bem-estar das populações e contribuir para a construção de um mundo melhor e mais justo para todos.
Marcela Elena Lopes da Silva
Servidora Pública Federal com mais de 15 anos de experiência na área de Projetos de Cooperação Técnica Internacional. Formada em Gestão e Marketing, com Especialização em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública, pela Fundação Getúlio Vargas.
Atuou como consultora em organismo internacional na gestão de projetos e como coordenadora-geral de Articulação e Gerenciamento de Projetos de Cooperação Internacional no Governo Federal.
Ainda, é capacitadora do curso Introdução à Gestão de Projetos de Cooperação Técnica Internacional.