fbpx

Notícias

O que faz um Analista de Licitações?

O que faz um Analista de Licitações?

Este profissional tem papel essencial na elaboração e gestão dos processos de licitações. Conheça as principais atribuições

Um processo licitatório é uma forma de contratação utilizada por órgãos públicos e empresas privadas para adquirir produtos, serviços ou realizar obras.

Nesse contexto, o analista de licitações assume um papel fundamental, atuando na elaboração, acompanhamento e gestão desses processos.

Vamos explorar quais são as principais atribuições desse profissional e sua importância para o sucesso das licitações.

Análise e interpretação de editais

Ele é responsável por analisar e interpretar os editais publicados, identificando os requisitos, prazos, critérios de seleção e demais informações relevantes para participação no processo licitatório.

Elaboração de propostas técnicas e comerciais

Com base nas exigências do edital, elabora propostas técnicas e comerciais, apresentando os produtos, serviços ou obras, segundo as necessidades do órgão ou empresa contratante.

Acompanhamento dos prazos e documentação

Durante o processo licitatório, o profissional fica responsável por acompanhar os prazos estabelecidos, garantindo que a documentação necessária seja entregue dentro do prazo e consoante as exigências.

Participação em pregões eletrônicos

Muitas licitações ocorrem por meio de pregões eletrônicos e o analista de licitações desempenha um papel fundamental nesse processo, participando ativamente das sessões e realizando lances conforme a estratégia da empresa.

Gestão de contratos

Para ganhar licitações, é necessária uma atuação qualificada para o acompanhamento e gestão de contratos firmados na administração pública.

Assim, isso garantirá o cumprimento das obrigações contratuais e a entrega dos itens à administração. 

No Brasil, as licitações desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e qualificação da implementação das políticas públicas em diversos setores da sociedade.

Por meio desse processo transparente e competitivo, o governo tem a oportunidade de selecionar os melhores fornecedores e prestadores de serviços, garantindo a eficiência na utilização dos recursos públicos.

Além disso, as licitações promovem a igualdade de oportunidades entre as empresas, estimulando a concorrência saudável e a inovação.

Dessa forma, o País avança na busca por soluções eficazes e sustentáveis, fortalecendo sua economia e promovendo o bem-estar social.

Marcela Elena Lopes da Silva

Servidora Pública Federal com mais de 15 anos de experiência na área de Projetos de Cooperação Técnica Internacional. Formada em Gestão e Marketing, com Especialização em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública, pela Fundação Getúlio Vargas. 

Atuou como consultora em organismo internacional na gestão de projetos e como coordenadora-geral de Articulação e Gerenciamento de Projetos de Cooperação Internacional no Governo Federal.

Ainda, é capacitadora do curso Introdução à Gestão de Projetos de Cooperação Técnica Internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Estamos Online