Cooperação técnica internacional
Essa cooperação abrange diversas áreas, como desenvolvimento econômico, social, científico, tecnológico, ambiental, entre outras
A cooperação técnica internacional é um processo de colaboração entre países ou organizações, visando compartilhar conhecimentos, experiências e recursos para alcançar objetivos comuns.
Por meio da cooperação técnica internacional, os países podem fortalecer suas capacidades, promover o intercâmbio de boas práticas, desenvolver projetos conjuntos e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Enfrentamento de desafios globais
Essa cooperação envolve a transferência de tecnologias, assistência técnica, capacitação, troca de informações e experiências, financiamento e outros recursos necessários para o alcance dos objetivos estabelecidos.
Por isso, ela é fundamental para enfrentar desafios globais, como a pobreza, a desigualdade, as mudanças climáticas, a segurança alimentar e a saúde pública.
Além disso, promove a solidariedade entre os países, o fortalecimento das relações internacionais e o avanço compartilhado em questões de interesse mútuo.
É importante ressaltar que a cooperação técnica internacional se baseia em princípios de igualdade, respeito mútuo, benefício mútuo e sustentabilidade.
Portanto, sua condução deve acontecer de forma transparente, participativa e inclusiva, que considere as necessidades e prioridades de cada país ou organização envolvida.
Por ser um mecanismo pouco difundido no Brasil, o EAP 54 estruturou um curso
especial com ênfase na gestão de PCTs (Projetos de Cooperação Técnica Internacional).
A capacitação de órgãos e entidades é feita por meio de abordagem unificada de aspectos relevantes da legislação, dos manuais, das decisões e das recomendações que regem o tema.